Bixxxcoito ou bolacha, essa e mais 11 rixas entre cariocas e paulistas



Maiores rivalidades da história: Biscoito x Bolacha #9 | Minilua

E aí, quem tá certo nessa história?




Biscoito ou bolacha? É só responder a essa pergunta que fica fácil saber de onde você é, se do Rio de Janeiro ou de São Paulo, mesmo sem ter poderes especiais de leitura de mentes.
De onde vem esse clássico tão acirrado e que rende horas de conversas, além de uma série de memes para usar com aquele seu amigo paulista ou carioca, existem muitas outras polêmicas. Confira!

Nem só de “biscoito ou bolacha” vive o embate RJ x SP! Conheça outras discussões

Se elas ainda não foram motivo de nenhum debate saudável, seja nas redes sociais ou em encontros pessoais, é bem provável que este momento chegue mais cedo ou mais tarde!

1 – Biscoito X bolacha
Em São Paulo, bolacha pode ser aquelas doces, recheadas, bem como as salgadas, de água e sal ou gergelim. Quando se fala sobre biscoito, já se lembra imediatamente dos de polvilho, sejam eles doces ou salgados.
Já no Rio de Janeiro, todos esses são biscoitos. Bolacha, normalmente, é associado a um tabefe, um tapa mesmo. Ou seja, não tem nada a ver com os alimentos!
Só para deixar claro, biscoito é um termo que chegou primeiro na língua portuguesa, ou seja, se tivéssemos que apontar um vencedor deixando as barreiras geográficas de lado, seria o biscoito.

2 – Pizza com ketchup X com azeite
Nós já comentamos sobre os sabores de pizza preferidos dos paulistas, mas se tem uma coisa que não tem discussão em São Paulo é que o lugar do ketchup não é na pizza. Ao invés disso, nada melhor que um belo fio de azeite, que traz sabor e aroma deliciosos.
Já para os cariocas, comer pizza com ketchup é um hábito, ao ponto das pizzarias enviarem sachês do condimento de brinde, igual a quando se pede um sanduíche (que, inclusive, os paulistas costumam chamar de lanche).

3 – Feijão carioca X feijão preto
Junto com biscoito ou bolacha, um dos debates mais icônicos é entre o feijão. O chamado carioca – que é aquele com grãos marrons -, de carioca não tem nada, já que é menos consumido no Rio de Janeiro, onde o feijão preto reina nos pratos dos almoços e jantares.
Já em São Paulo, o mais comum é o feijão carioca, deixando o feijão preto geralmente associado à deliciosa feijoada das quartas e sábados.

4 – Hot dog com purê X ovo de codorna
O cachorro-quente é um prato clássico das barraquinhas de rua, composto por pão, maionese, ketchup, mostarda e salsicha. Em São Paulo, um acompanhamento comum é o purê de batatas, que traz aquela liga bacana ao sanduíche.
Já no Rio de Janeiro, o purê está longe de ser comum, mas os hot dogs costumam receber ovo de codorna, que traz um sabor peculiar e uma textura especial. Uvas passas também podem acompanhar.

5 – Flamengo X Corinthians
Os dois times têm, de longe, as maiores torcidas do Brasil. De acordo com o Datafolha, o Flamengo lidera no Brasil, sendo o time escolhido por 20% dos adultos, enquanto o Corinthians aparece na segunda posição, com 14%.
Sem sombra de dúvidas, o “Clássico do Povo”, que também pode ser chamado de “Encontro das Nações”, é o jogo que reúne o maior número de torcedores em todo o Brasil, além de ser motivo de discussão em bares, lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos por aí.



6 – Carnaval carioca X carnaval paulista
O carnaval do Rio de Janeiro é mundialmente famoso, atraindo turistas de todo o mundo em uma folia alegre e contagiante. Desde 1840, a alta sociedade carioca já participava bailes de carnaval inspirados nas festas europeias.
O carnaval de São Paulo também é grandioso e atrai inúmeras pessoas, mas, sinceramente, fica difícil de competir com uma comemoração que é conhecida por todo o globo.

7 – Porta X porta
Se você não entendeu, fique tranquilo, já que os cariocas e paulistas lerão as duas palavras do mesmo jeito. Porém, se cada um ler uma delas, a diferença ficará nítida.
Estamos falando aqui do sotaque! Os paulistas tendem a puxar o “R”, enquanto os cariocas não fazem isso. Biscoito, certeza e portão são outras palavras em que essa diferença aparece e fica bem nítida.

8 – Altinha X futevôlei
É difícil chegar em uma praia no Rio de Janeiro e não encontrar ninguém jogando altinha, jogo em que os participantes não podem deixar a bola cair no chão sem usar as mãos, ou seja, podem usar os pés, joelhos, coxas, peito, ombro e cabeça.
Os esportes podem ser encontrados nas praias dos dois estados, mas a altinha é mais característica dos cariocas que dos paulistas, que costumam jogar futevôlei (igual ao vôlei, mas sem as mãos).

9 – Farol X sinal
O nome “técnico” pode ser semáforo, mas o termo não é tão usado em São Paulo, onde os moradores se referem a ele como farol. Já para os cariocas, o semáforo é o sinal, enquanto farol é aquela estrutura elevada dotada de iluminação que fica nas praias.

10 – Marmitex X quentinha
A salvação do almoço dos trabalhadores é o marmitex em São Paulo, refeição que é servida em um recipiente de isopor ou de alumínio para que não esfrie. Geralmente, ela traz arroz, feijão, uma guarnição e uma mistura, entre outros adicionais.
A mesma refeição recebe o nome de quentinha no Rio de Janeiro, composta praticamente pelos mesmos pratos – mas com feijão preto, é claro.

11 – Um beijinho X dois beijinhos
Na hora de cumprimentar alguém, os paulistas costumam dar um beijinho no rosto, enquanto os cariocas dão dois beijinhos, um de cada lado. Isso pode trazer boas risadas no momento em que pessoas de São Paulo e do Rio de Janeiro se encontram, com um verdadeiro desencontro no cumprimento.

12 – 25 de Março x Saara
Para fechar a lista, trazemos os dois principais pólos de comércio do país, localizados nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro: as regiões da 25 de Março e do Saara.
Produtos não faltam, como roupas, bolsas, acessórios, sapatos, óculos, relógios, eletrônicos, jogos, artigos esportivos, materiais escolares e por aí vai. Independente de quem é maior, a sugestão é a mesma: evitar as duas regiões perto de épocas sazonais, como o Natal, porque vai ser bem difícil de andar!

Rio de Janeiro X São Paulo: uma discussão cultural e divertida

Não necessariamente alguém está certo e outro errado, ou um é melhor que o outro. Fato é que os paulistas vão defender São Paulo e os cariocas lutarão pelo Rio de Janeiro, pois não tem como deixar o bairrismo de lado neste embate.
E aí, qual rixa você acha que é a mais tradicional? Se não é nem paulista e nem carioca, fica do lado de quem nesses embates? Deixe sua opinião nos comentários e coma um biscoito (ou bolacha) para descontrair!




Postar um comentário

0 Comentários