Aprenda inglês com os Beatles: O caminho para aprender inglês com os Beatles

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Quem é seu professor de inglês favorito? John, Paul, George ou Ringo?

Espera… estes não são os nomes dos Beatles?

Bem, os Beatles foram grandes músicos, e você pode usar suas músicas para aprender inglês!

Os Beatles sabiam usar bem o inglês em suas músicas. Embora suas letras sejam simples e fáceis de entender, elas geralmente contêm um significado mais profundo. Talvez seja por isso que tantas pessoas podem se relacionar com sua música e por que elas são uma das as bandas mais famosas de todos os tempos.

Se você é um grande fã dos Beatles ou se é jovem o suficiente para nunca tê-los ouvido antes, suas músicas são boas para todos os níveis de inglês.

Dos alunos mais jovens a avançados, quase fluentes, alunos de todas as idades podem facilmente encontrar uma ou duas músicas dos Beatles para cantar junto.

E porque as músicas são tão cativantes, você vai ter certeza de começar a repetir essas letras em pouco tempo, usando mais frases em sua fala natural.

Trouxemos 10 músicas populares dos Beatles (em ordem de iniciante a níveis avançados) que podem ajudá-lo a aprender e praticar inglês. Também incluirei os tópicos ou estruturas em inglês que você aprenderá, além de algumas atividades e exercícios que você pode fazer sozinho ou com um professor. Dessa forma, você pode colocar o que você aprende em bom uso!

Aprenda inglês com os Beatles: O caminho para aprender inglês com os Beatles

1. “Twist and Shout”

(Clipe) (Letra)

Nível: Jovens aprendizes (A1)

Linguagem que você aprenderá: Verbos de ação

Por exemplo:

Twist – (v.) Um movimento de dança onde você dança na ponta dos pés, movendo o corpo da esquerda para a direita

Shout – (v.) Falar muito alto

Shake – (v.) Um movimento de dança onde você move seus quadris (ou qualquer coisa) para frente e para trás em um movimento rápido

Tarefa: Se você tem jovens aprendizes em casa, pode fazer os verbos de ação com eles quando ouvir as palavras da música. Crianças aprendam bem através do movimento, mostrando a eles como fazer os movimentos da dança enquanto a música os ajuda a entender e praticar o vocabulário.

Por exemplo, quando os Beatles cantarem “twist and shout”, mostre à criança o “twist” (movendo o corpo da esquerda para a direita na ponta dos pés) e “shout” colocando as mãos na boca e fingindo falar alto. Quando você ouvir “come on, shake it,”, mostre como movimentar os quadris para frente e para trás rapidamente.

2. “Hello, Goodbye”

(Clipe) (Letra)

Nível: Jovens aprendizes (A1)

Linguagem que você aprenderá: Opostos

Por exemplo:

hello / goodbye

yes / no

stop / go

high / low

Aprender palavras em pares, como opostos, ajuda você a se lembrar melhor delas. E se você não consegue lembrar uma palavra, pode sempre descrevê-la com o oposto, o que melhora sua fluência.

Tarefa: Como em “Twist and Shout”, mostre aos seus jovens aprendizes como fazer movimentos para combinar com as palavras que ouvem.

Por exemplo, acene quando ouvir “hello” e “goodbye.” Balance a cabeça quando ouvir “yes” ou “no” Levante a mão em “stop” e acene com a mão na sua direção como quando ouvir “go”. Marque “high” com a mão acima da cabeça como se estivesse medindo sua altura. Marque “low” com a mão abaixo da cintura, como se estivesse mostrando que algo é curto.

3. “Penny Lane”

(Clipe) (Letra)

Nível: Iniciante (A2)

Linguagem que você aprenderá: Preposições de lugar, descrevendo um lugar com “there is/there are” e usando o presente contínuo para descrever o que as pessoas estão fazendo.

“Penny Lane” é um lindo retrato de um dia ensolarado em um bairro Inglês. Descreve perfeitamente o tempo, quem está na rua, o que eles estão fazendo e onde tudo está. Usando preposições de lugar e ““there is/there are”, os Beatles foram capazes de descrever uma cena.

Por exemplo, o verso “Behind the shelter in the middle of a roundabout, a pretty nurse is selling poppies from a tray”, descreve onde a enfermeira está e o que ela está fazendo. Os Beatles também usam outras frases como “na esquina há barbeiro”, “sob os céus azuis e suburbanos” e “na chuva torrencial”, para mostrar como é a vizinhança.

Tarefa: Use as preposições de lugar e “there is/there are” para descrever como é o bairro, a cidade ou a cidade em que você mora. Você também pode usar a descrição nas letras para desenhar o lugar na música.

4. “I Want to Hold Your Hand”

(Clipe) (Letra)

Nível: Iniciante avançado, Intermediário Inferior (A2-B1)

Linguagem que você aprenderá: Usando contrações, “I want + to” e a frase “let me“.

Contrações são duas palavras combinadas em uma, encurtando uma das palavras. As contrações são boas para usar na fala e na escrita porque elas tornam o seu inglês mais natural. As contrações que os Beatles usam em “Eu quero segurar sua mão” não podem ( não podem), eu vou (eu vou), você (você vai), você (você tem) e é (é ).

Quando cantada ou falada muito rapidamente, a frase “querer” também pode soar como uma contração, formando a palavra “wanna”. Depois de “wanna” ou “want to”, você deve usar o infinitivo base, como nas frases “I want to eat soup” ou “I wantto go swimming.”

Finalmente, “let me” é uma frase usada para pedir permissão. Por exemplo, “Will you let me hold your hand?” está basicamente perguntando “Posso segurar sua mão?”

Tarefa: Sua tarefa para essa música é simplesmente ouvir as contrações. Como são faladas? Como soam diferentes das palavras separadas?

5. “A Day in the Life”

(Clipe) (Letra)

Nível: Intermediário (B1)

Linguagem que você aprenderá: Como usar o passado simples e passado perfeito para contar histórias.

Em “A Day in the Life”, os Beatles descrevem eventos sobre os quais leram nos noticiários, como em “I read the news today…he blew his mind out in a car.”He didn’t notice all the lights had changed.”

Usando o passado simples (read, blew, didn’t)  e o passado perfeito (had changed), eles descrevem um evento que aconteceu no passado.

Eles também descrevem o que fizeram de manhã usando o passado simples: Woke up, got out of bed. Dragged a comb across my head…I noticed I was late.”

Tarefa: Descreva o que você fez esta manhã ou uma notícia sobre a qual você leu ou viu na televisão usando o passado simples e perfeito do passado.

6. “While My Guitar Gently Weeps”

(Clipe) (Letra)

Nível: Intermediário (B1)

Linguagem que você aprenderá: Usando o presente contínuo e simples para falar sobre eventos que estão acontecendo ou estão acontecendo recentemente.

“While My Guitar Gently Weeps” usa muitas estruturas gramaticais que o ajudarão a usar os tempos atuais de maneira mais eficiente. Por exemplo, no verso ““I look at the world and I notice it’s turning, while my guitar gently weeps”, a frase “I notice it’s turning” refere-se a uma mudança que o cantor percebe nos últimos anos ou meses, não que o mundo está girando ”exatamente neste momento.

Você pode usar essa estrutura para comentar sobre eventos atuais, como “I notice climate change a lot.The winters are getting shorter while the Earth is getting warmer.”

Tarefa: Discuta ou escreva um ensaio sobre eventos atuais usando essa estrutura.

7. “Help”

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Nível: Intermediário (B1-B2)

Linguagem que você aprenderá: Usando os pronomes indefinidos “alguém” e “qualquer um” em afirmações positivas e negativas, comparações.

No verso “Help! I need somebody, not just anybody,”  os Beatles usam pronomes indefinidos, palavras que se referem a uma pessoa ou coisa sem ser específico. Nesta frase, ele diz que precisa de “somebody“. Quando um pronome indefinido termina em “-body” (ou “-one”), está se referindo a uma pessoa. A frase “not just anybody” significa que ele precisa de alguém especial , não uma pessoa anônima e sem importância.

Nesta música, os Beatles também se comparam agora a como estavam no passado: “When I was younger, so much younger than today. I never needed anybody’s help in any way. But now I find I’ve changed my mind, I’ve opened up the doors.”

Usando a estrutura “[adjetivo comparativo] + than” (como “younger than”) mais os tempos verbais simples e presentes do passado, eles comparam seu passado com o presente.

Tarefa: Use os exemplos acima para comparar passado e presente. O que mudou para você desde quando era mais jovem? Por exemplo, você poderia dizer “Hoje estou mais confiante do que quando era mais jovem”.

8. “In My Life”

(Clipe) (Letra)

Nível: Intermediário (B2)

Linguagem que você aprenderá: A combinação de tempos verbais em inglês para comunicar idéias.

Esta música é sobre uma pessoa lembrando certas pessoas e lugares que eram especiais para eles. Os Beatles usam vários tempos verbais em inglês nesta música para mostrar as idéias que estão tentando comunicar. Quando você olha a letra e ouve a música, tente ver como eles usam os tempos verbais juntos para dizer coisas semelhantes.

Por exemplo, as frases “Alguns se foram e alguns permanecem” e “alguns estão mortos e alguns estão vivos” usam o presente perfeito (“já passou”), o presente simples (“permanece”, “é”) e o presente contínuo (“estão vivos”). Mas todos eles comunicam, com pequena diferença, a mesma ideia.

Tarefa: Quantos tempos verbais em inglês você consegue encontrar na música? Veja as respostas no final deste post.

9. “Revolution”

(Clipe) (Letra)

Nível: Avançado (C1)

Linguagem que você aprenderá: Vocabulário para os dias modernos, incluindo vocabulário para descrever problemas globais.

John Lennon originalmente escreveu “Revolution” durante uma época de muitos problemas no mundo. Foi uma resposta às manifestações estudantis de 1968 na França e para expressar suas visões políticas e filosóficas sobre os eventos atuais do mundo. Indo linha por linha através das frases, você pode ver algumas das perspectivas de Lennon nas palavras que ele usa.

Por exemplo, “You say you’ve got a real solution, well you know, we’d all love to see the plan,”, mostra que Lennon estava disposto a considerar ideias revolucionárias, mas queria que elas tivessem estrutura.

Tarefa: Tente analisar a música você mesmo. O que mais Lennon está tentando dizer aos revolucionários? Você concorda ou discorda? Escreva uma redação mostrando sua perspectiva, usando o vocabulário da música.

10. “Eleanor Rigby”

(Clipe) (Letra)

Nível: Avançado (C1)

Linguagem que você aprenderá: Usando metáforas e imagens.

Em “Eleanor Rigby”, Paul McCartney descreveu imagens para contar uma história sobre “todas as pessoas solitárias”. Assim como em “Penny Lane”, através dessas imagens, ele conseguiu criar um retrato dessas pessoas.

Por exemplo, nas frases “Eleanor Rigby waits at the window, wearing the face that she keeps in a jar by the doorWho is it for?” Você pode imaginar claramente uma mulher sentada perto de uma janela, mas ela realmente guarda um rosto em um jarro perto da porta? Não. É uma metáfora, um símbolo feito de palavras para expressar um significado mais profundo. O que você acha que isso realmente significa?

Tarefa: Discuta ou escreva uma redação sobre as várias imagens que você pode encontrar na música. O que você acha que os Beatles queriam comunicar com essa música?

 

Os Beatles são uma ótima banda, até hoje. Eles também podem ser ótimos professores de inglês.

Além dessas músicas, elas têm centenas de outras que podem ajudá-lo a aprender mais inglês. Estudar inglês com eles tornará seu inglês mais inteligente e natural. Se você não é fã, eu garanto que você vai se tornar um depois de ouvir algumas músicas e começar a aprender.

E lembre-se, você encontra esses e outros recursos no FluentU, disponível na web, para iOS e Android.

Aproveite!

 

Respostas para #8, “In My Life”

São cinco tempos verbais diferentes usados:

  1. O presente simples (are, remain, have, can recall, love, is, lose e think)
  2. O presente perfeito (have changed, have gone, I’ve loved)
  3. O presente contínuo (are living)
  4. O futuro simples (I’ll never lose, I’ll often stop and think)
  5. O passado simples (went)

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