1- GÓTICO NÃO É RELIGIÃO NEM SEITA – Somos parte de uma subcultura – ou cultura alternativa – que não proíbe nem determina a escolha que uma pessoa pode fazer ou deixar de fazer a respeito de religião. Por isso, existem Góticos de todas as religiões: cristãos (católicos, evangélicos, protestantes, pentecostais etc), espíritas, budistas, judeus, umbandistas, wiccans, agnósticos etc, e também góticos ateus e sem religião. Por isso, podemos dizer que a subcultura Gótica é “laica”: um espaço aberto para pessoas de qualquer religião ou sem religião, desde que todos se respeitem mutuamente.
2- GÓTICO NÃO É SÓ FASE DA ADOLESCÊNCIA OU MODA PASSAGEIRA – Existem góticos e góticas de todas as idades, da adolescência até 50 anos ou mais. Somos homens e mulheres trabalhadores, pais responsáveis e que sustentam suas famílias e filhos. Apesar de existirem adolescentes que se tornam góticos momentaneamente somente por modismo ou revolta, na era da internet cada dia vemos mais indivíduos mais jovens bem informados sobre a sobre a subcultura gótica. A subcultura gótica como a conhecemos hoje já se desenvolve há mais de 30 anos ininterruptamente, continuando a evoluir no século XXI.
3- GÓTICO NÃO É ORIENTAÇÃO SEXUAL NEM OPÇÃO DE RELACIONAMENTO – Existem góticos, góticas e góticxs de todas as orientações sexuais e identidades de gênero, e respeitamos todas elas, pois isso é uma questão privada. Isso não tem nada a ver com ser ou não Gótico, nem com ser ou não alternativo, mas com respeitar todas as escolhas pessoais. O tipo de visual que usamos não tem relação com nossas orientações sexuais ou de tipo de relacionamento ou caráter. Góticos e góticas fazem as mesmas opções de relacionamento, como em todos os grupos sociais: alguns são casados para sempre ou "eterno enquanto dure", outros noivos ou tem relacionamentos estáveis ou abertos, outros namoram ou só “ficam”, outros são celibatários, assex, etc e outros são promíscuos.
4- GÓTICOS NÃO TÊM UM TIPO FÍSICO DEFINIDO – Ter certo tipo físico ou étnico não faz de você mais ou menos Gótico! Góticos podem ser mulatos, brancos, negros, orientais, cafuzos, mamelucos, albinos, aliens verdes, aliens listrados etc! E podem ser gordos, baixos, magros, altos, fortes, franzinos, ter olhos claros ou escuros, ou qualquer combinação de tipo físico imaginável.
5- GÓTICOS NÃO SÃO VÂNDALOS DE CEMITÉRIO – Valorizamos a arte das esculturas e arquitetura dos cemitérios. Os cemitérios, além de ótimos lugares para um passeio tranquilo, são também ótimos espaços para a reflexão sobre o sentido de nossas vidas em meio a correria e velocidade desumanizante do mundo atual. Por isso, seria totalmente incoerente para um Gótico depredar ou vandalizar um Cemitério. Importante: existem outros grupos de pessoas que visitam cemitérios, não só Góticos! (E nem todos os Góticos visitam cemitérios).
6- GÓTICOS NÃO SÃO DEPRIMIDOS – Depressão é uma doença, que pode ter origem através de um desequilíbrio biológico ou ser causada por fatos de sua vida. Em qualquer um dos dois casos você precisa de um psicólogo e/ou psiquiatra, não se tornar Gótico. Nós Góticos gostamos muito de nos divertir, rir, encontrar os amigos e a música em nossos eventos é dançante. Temos outro tipo de humor, como acontece com pessoas de outros grupos sociais no Brasil ou em outros países ou culturas, que riem de coisas diferentes.
7- GÓTICOS NÃO SÃO DROGADOS – Da mesma forma que fumar ou beber não faz de você “alternativo” ou “cool”, o consumo de substâncias legais ou ilegais não faz de ninguém mais ou menos gótico. Isso é uma questão pessoal e privada que hoje em dia não está diretamente vinculada a nada de alternativo ou contestatório. O uso de drogas legais ou ilegais entre góticos não é maior nem menor do que entre tantos outros segmentos sociais considerados “normais”. (ver texto o “Drogas: careta, alternativo, pessoal ou social?" nos livro "Happy House in a Black Planet 2")
8- GÓTICOS NÃO SÃO O ÚNICO GRUPO QUE VESTE PRETO, NEM SÓ VESTEM PRETO – Muitos outros grupos e pessoas também vestem preto: padres, guardas do metrô, emos, headbangers, policiais, punks, roqueiros em geral etc. Não confunda! Góticos também não usam o mesmo visual gótico o tempo inteiro, usando roupas adequadas a sua situação cotidiana, exigida pelo trabalho, escola etc. Os visuais góticos são muito variados, incluindo outras cores em combinação com o preto (roxo, vermelho, verde, etc) e também o branco.
9- GÓTICOS NÃO SÃO SUICIDAS – Se todos nós (góticos) fôssemos suicidas não existiriam mais Góticos! O suicídio é um ato, muitas vezes resultante de problemas médicos ou psicológicos, que não tem nada a ver com ser ou não ser Gótico. Todo dia muitas pessoas se suicidam, mas entre elas não há mais góticos do que pessoas de outros segmentos sociais. Pessoas com tendências ou ideias suicidas devem procurar ajuda psicológica e médica urgente!
10- GÓTICOS NÃO SÃO PESSOAS TRISTES QUE SÓ GOSTAM DE SOFRER – Ninguém gosta só de sofrer, a questão é que o sofrimento e as perdas fazem parte da vida, mas a cultura de consumo de massa em que vivemos esconde ou não se relaciona muito bem com isso. Todos precisamos saber rir e superar as tristezas – superar, e não fugir delas – e aceitar as partes doloridas de nossa memória, com arte e criatividade. Transcender sem se alienar exige trabalho interno de superação.
:-) Agora, para saber um pouco mais sobre O QUE É A SUBCULTURA GÓTICA?, você pode começar acessado os links abaixo:
- ARTIGOS SOBRE A SUBCULTURA GÓTICA, SUAS CARACTERÍSTICAS E FORMAÇÃO
- BAIXE GRÁTIS NOSSOS LIVROS E REVISTAS SOBRE A SUBCULTURA GÓTICA
- OUÇA AQUI UM POUCO DA TRADIÇÃO MUSICAL DA SUBCULTURA GÓTICA
- ASSISTA NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE
Boa leitura e diversão :-)
Kipper
0 Comentários