Visto EB-2 NIW – Principais dúvidas

 

Quais profissões se qualificam para o EB2 National Interest Waiver (NIW)?


A modalidade de visto EB-2 NIW é uma opção para quem deseja morar nos Estados Unidos. Entretanto, para aplicar esse visto americano, é preciso se encaixar em alguns critérios, como: possuir pós-graduação ou equivalente e ter habilidade excepcional nas áreas de Ciências, Artes ou Negócios.

O candidato precisará mostrar, durante o período de aprovação, que pode beneficiar a economia, contribuir com a cultura e promover bem-estar para população. As regras garantem que os EUA receba especia

listas com reconhecimento que ajudem a desenvolver o país.

Um projeto de lei recém introduzido pelo senado americano prevê a emissão de 40 mil vistos Eb2-NIW adicionais para médicos e enfermeiros estrangeiros entrarem nos EUA e conquistarem o Green Card.

A grande diferença entre o EB-2 e o EB-2 NIW é que um exige uma oferta de emprego de uma empresa americana (EB-2), enquanto outro (EB-2 NIW) permite que estrangeiros morem nos EUA, sem convite de trabalho, graças ao reconhecimento de habilidades.

Se você quer saber se pode aplicar para o visto EB-2 NIW, continue lendo. Vamos explicar tudo sobre o que é, quais são as exigências, como comprovar e como dar início a solicitação do processo.

O que é o visto EB-2?

O  EB-2 National Interest Waiver (NIW) é um dos vistos americanos que possibilita que o estrangeiro se torne residente permanente dos EUA, desde que haja comprovação de que se enquadra em, pelo menos, três dos critérios a seguir:

≡ Graduação ou diploma;

≡ Graduação avançada (Pós-graduação, mestrado ou doutorado)

≡ Dez anos de experiência em tempo integral na profissão;

≡ Licença ou certificação para exercer a profissão;

≡ Salário ou outra remuneração acima da média exercendo tal atividade;

≡ Membro de associações ou outras entidades profissionais;

≡ Reconhecimento por conquistas alcançadas.

A aprovação se estende para os dependentes, cônjuge e filhos menores de 21 anos, que não sejam casados.

Como comprovar as exigências do visto EB-2?

Para comprovar as experiências, o candidato pode apresentar alguns dos seguintes documentos:

√ Diploma de bacharelado, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado.

√ Carta de empregadores aturais ou antigos comprovando mais de 10 anos de experiência;

√ Licença para exercer a profissão (CRM, CMV, CRP);

√ Comprovação de salário acima da média;

√ Evidência de reconhecimento por conquistas profissionais (como prêmios, medalhas e reconhecimentos por órgãos competentes);

√ Prova de filiação em associações profissionais que exijam um critério rigoroso para tornar-se membro.

Visto EB-2 x EB-2 NIW – qual é a diferença?

No visto EB-2, o requerente não pode ser o próprio peticionário. Uma empresa intervém, visando

usufruir da mão de obra, de maneira que o Certificado de Trabalho seja conquistado. No EB-2 NIW, o candidato pode apresentar o pedido de imigração sem envolvimento de terceiros, visto que as habilidades podem contribuir significativamente para os EUA, tornando-o de interesse do país.

Como é o critério de aprovação do EB-2 NIW?

A análise até a aprovação do visto EB-2 NIW é feita pelo Gabinete de Recursos Administrativos do USCIS (AAO). São analisados os seguintes requisitos:

» A habilidade é de importância nacional?

» Tem um bom histórico educacional?

» Como são as experiências profissionais? E os registros de sucesso?

» O candidato, aparentemente, obterá êxito com o surgimento de oportunidades?

» O peticionário conseguiu demonstrar que dispensa a oferta de trabalho? É benéfico para os EUA?

Visto para estados unidos

Quais profissões estão em alta nos Estados Unidos?

Business Insider fez um levantamento sobre as profissões mais requisitadas nos EUA até 2026. Estima-se que esses especialistas obtenham mais chances de aprovação:

1- Enfermeiro – +400 mil vagas

2- Desenvolvedor de software – + 250 mil vagas

3- Gerente de Operações – + 200 mil vagas

4- Gerente Financeiro – + 100 mil vagas abertas

5- Contador – + 140 mil vagas

6- Especialista em Marketing/Análise de Mercado – + 130 mil vagas

7- Analista de Gestão – + 95 mil vagas

8 – Gerente Médico – + 70 mil vagas

9- Advogado – + 75 mil vagas

10 Cirurgião/médico especialista – + 50 mil vagas

Qual é a duração do processo EB-2 NIW?

O processo até a aprovação (ou indeferimento) do visto EB-2 ocorre em um período de 10 a 18 meses. Não existe a possibilidade de adiantar a análise através de pagamento de uma taxa extra.

A única maneira de agilizar o processo é através da contratação de um advogado especialistas em processos imigratórios. Devido a experiência, erros não serão cometidos, o que garante mais assertividade e menor riscos de reprovação.

Como iniciar o processo para requerimento do EB-2 National Interest Waiver?

O primeiro passo para iniciar o processo de requerimento para o EB-2 National é preencher a petição I-140. Com a ajuda de um advogado, será submetida toda a documentação que comprava a habilidade excepcional do estrangeiro.  Também será nessa etapa que deverá ocorrer uma demonstração de que o candidato é de interesse dos EUA.

A petição deverá ser aprovada pelo USCIS e enviada para o National Visa Center (NVC). Por lá, acontecerá o processamento do pedido e envio de documentação para o Consulado Americano. Por fim, o candidato deverá comparecer em uma entrevista. Caso a resposta atenda às expectativas, o visto é aprovado.

Onde encontrar um advogado especializado?

A Rotunno Imigration Solution & Business é empresa especializada em processo imigratórios e assessoria jurídica. Se você  busca ajuda para preencher a petição ou para entender como comprovar os requisitos listados acima, entre em contato.


Os vistos EB-2 são vistos de trabalho da segunda preferência. Muitos estrangeiros acham esses vistos atraentes, pois são um caminho para residência permanente (Green Card), permitindo que eles tragam o  cônjuge e filhos menores de 21 anos para os Estados Unidos com relativa rapidez. No entanto, o visto EB-2 exige uma oferta de trabalho de um empregador com sede nos EUA. Esse empregador deve entrar com um pedido em nome do estrangeiro e passar pelo processo de Certificação do Trabalho. Como alternativa, muitos estrangeiros optam por fazer uma auto-petição através do processo EB2 National Interest Waiver (NIW).

O que é o visto EB-2 National Interest Waiver?

O Visto EB-2 NIW reconhece que deve ser de “interesse nacional” dos Estados Unidos dispensar a oferta de emprego e ao processo de Certificação do Trabalho para alguns estrangeiros. Nesses casos, o requerente pode solicitar o visto EB-2 NIW automaticamente. Esses vistos geralmente são aprovados mais rapidamente do que os vistos EB-2 padrão, porque o requerente não precisa passar pelo longo processo de Certificação do Trabalho. No entanto, como os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) geralmente examina essas solicitações mais detalhadamente, qualquer cidadão estrangeiro que tenha como objetivo o visto EB-2 NIW deve consultar um advogado de imigração experiente.

Quem se qualifica para o visto EB-2 National Interest Waiver?

Os vistos EB-2 NIW geralmente estão disponíveis para estrangeiros que possuem um diploma de pós-graduação ou equivalente em áreas profissionais, ou para aqueles que têm uma habilidade excepcional em ciências, artes, negócios ou atletismo. Para fins de um visto EB-2, um diploma avançado é qualquer diploma acima de um diploma de bacharel ou equivalente estrangeiro. Como alternativa, um diploma de bacharel combinado com pelo menos cinco anos de experiência progressiva será suficiente para atender ao requisito. Para demonstrar habilidade excepcional, o requerente deve ter um grau de experiência acima do normalmente encontrado em seu campo.

Um estrangeiro que atenda a esses critérios – diploma de pós-graduação ou habilidade excepcional – pode se qualificar para um visto EB-2. Para obter um visto EB-2 NIW, o estrangeiro pode ser o próprio peticionário ou um empregador pode peticionar em seu nome.

O visto EB-2NIW é limitado a determinadas profissões?

Um profissional em qualquer área pode se qualificar para um visto EB-2 NIW. A chave é atender às qualificações/requisitos estabelecidos pelo USCIS.

Para cidadãos estrangeiros titulares de um diploma de pós-graduação, o requerente deve ter um diploma acadêmico ou profissional dos EUA ou um diploma estrangeiro equivalente que esteja acima de um diploma de bacharel, como um mestrado ou um doutorado. Como alternativa, cinco anos de experiência combinados com um diploma de bacharel podem ser substituídos. No entanto, para certas profissões que normalmente exigem um doutorado, o candidato deve ter um doutorado nos EUA ou o equivalente estrangeiro.

Para estrangeiros com habilidade excepcional, o candidato deve documentar pelo menos três dos seguintes itens para mostrar que se qualifica:

  • Um registro acadêmico oficial que mostre que a pessoa estrangeira possui um diploma, certificado ou prêmio similar de uma faculdade, universidade, escola ou outra instituição de ensino relacionada à área de capacidade excepcional;
  • Evidência sob a forma de cartas de empregadores atuais ou antigos, mostrando que a pessoa estrangeira tem pelo menos 10 anos de experiência em tempo integral na ocupação;
  • Uma licença para praticar a profissão ou certificação para uma profissão ou ocupação específica;
  • Prova de que a pessoa estrangeira obteve salário ou outra remuneração por serviços que demonstram capacidade excepcional;
  • Evidência de associação em uma associação profissional; ou
  • Evidência de reconhecimento por realizações e contribuições significativas para a indústria ou campos similares, entidades governamentais ou organizações profissionais ou empresariais.

Uma vez que um estrangeiro cumpra um desses dois testes, ele deve, então, atender o teste estabelecido pelo USCIS no “Caso de Dhanasar”. Isso exige que ele prove o seguinte:

  • O empreendimento proposto é de mérito substancial e importância nacional;
  • O estrangeiro está bem posicionado para avançar no empreendimento proposto; e
  • No geral, seria benéfico para os EUA dispensar aos requisitos de oferta e Certificação de Trabalho.

Qualquer cidadão estrangeiro que atenda a essas qualificações pode solicitar e obter o EB-2NIW. Embora o processo de visto seja destinado a pessoas com diplomas de pós-graduação ou equivalente e/ou habilidades excepcionais, ele não se limita a certas profissões. Qualquer pessoa que atenda aos critérios para um visto EB-2 NIW pode ser elegível para esse tipo de visto, independentemente da profissão.

Consequentemente, existe uma grande variedade de ocupações que podem ser usadas para o NIW se os critérios forem atendidos, incluindo (mas não se limitando) ao seguinte: pesquisador, cientista, artista, animador, músico, cantor, médico, dentista, piloto, empresário, engenheiro, designer, advogado, terapeuta, economista, professor, pessoa de negócios, veterinário, enfermeira, farmacêutico, urbanista, consultor, gerente e arquiteto. Embora essa lista não seja exaustiva,  devemos  observar que o fato de o profissional ser de uma determinada profissão, não necessariamente significa que ele é elegível para o EB-2 NIW. Eles precisam demonstrar, ainda, que são profissionais diferenciados e que o seu projeto servirá um interesse nacional dos EUA.



Postar um comentário

0 Comentários