Feng Shui: o que é e principais dicas para harmonizar a energia da sua casa

 

Feng Shui: o que é e principais dicas para harmonizar a energia da sua casa (Foto: Reprodução / Divulgação)

Esse apartamento em Madri mistura luz natural, simplicidade e tons neutros. O projeto é do Estudio Maria Santos

Você já ouviu falar em Feng Shui? Essa é a arte de harmonizar os espaços e tem como objetivo melhorar a energia vital nos seres e ambientes. Segundo Cris Ventura, consultora, palestrante e à frente do Canto do Feng Shui, chamamos de “chi” a energia vital. “Procuramos identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados do imóvel e aplicar técnicas de curas que fortalecerão o chi do ambiente, trazendo benefícios aos moradores”, ela explica.




A técnica chinesa pode ser aplicada tanto em residências, quanto em espaços comerciais e empresas. Mas sempre com o intuito de tornar o ambiente saudável e atrair soluções. “Com o Feng Shui conseguimos trabalhar áreas que regem a vida como família, amigos, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho. E é assim também que podemos trazer benefícios como superar dificuldades, transformar energias negativas em positivas, atrair prosperidade, conquistar equilíbrio, harmonizar ambientes e melhorar relacionamentos”.
Na prática

Já deu pra entender que apenas seguindo as orientações de Feng Shui dá para transformar e harmonizar a energia da casa de maneira que mudará a vida inteira, não é? Pois então agora vamos para as dicas de ouro que Cris fez questão de passar para Casa Vogue. Dá uma olhada:

 Veja também : Ateliê em casa: dicas de organização para você montar o seu



- Entrada
O hall de entrada deve ser sempre iluminado e limpo. Plantas em casa são fundamentais para compor a decoração e espelhos convidam a boa energia à entrar no lar.

- Corredor
Se você é um amante de fotos e quadros nas paredes, se joga nos corredores. Cores claras são as mais indicadas e tapetes são bem-vindos. “Ajudam a energia a circular pela casa inteira”, ela explica.

- Cama
Essa é daquelas dicas que devem ser seguidas à risca. O ideal é que a cabeceira da cama seja encostada na parede - mas que ela não tenha janela e nem faça divisa com o banheiro. “A janela traz sensação de insegurança e a parede com o banheiro pode drenar as boas energias”.

- Quarto
Esse é um dos ambientes que merecem maior atenção, já que é um dos lugares mais frequentados da casa. Aqui, vale tudo: almofadas, roupas de cama, quadros e cortinas na decoração. “Para garantir conforto e bem-estar, evite levar trabalho, material de estudo ou aparelhos eletrônicos no ambiente”.

- Fogão
Esse é o objeto que representa prosperidade na casa. Por isso, deve estar sempre em bom estado e em perfeito funcionamento. “Se ele ficar ao lado da pia, indico colocar um sino de vento ou um cristal entre eles, para evitar que os elementos “água” e “fogo” entrem em conflito”.

- Banheiro
Já esse cômodo, segundo Cris, é considerado o vilão energético da casa. Por isso, a tampa do vaso sanitário deve estar sempre abaixada e os ralos devem ter aquele sistema “abre-fecha”, sabe? Outra coisa: mantenha a porta sempre fechada para evitar que a energia saia e se espalhe pelo lar.

Veja também : Curiosidade: saiba como são os banheiros em vários lugares do mundo


Posição de comando
Esse é o nome dado principais orientações de posição no Feng Shui. Os móveis - principalmente camas, sofás e mesas de escritório - devem ser posicionados de frente para a porta principal e devem estar encostados em paredes sem janelas. “Assim, garantem uma visão ampla do ambiente e trazem sensação de bem-estar e segurança”. Cris ainda explica que se caso essa sugestão de disposição não for possível, aplicações de curas com análises personalizadas podem ajudar.


- Plantas fazem toda a diferença
“Elas são superimportantes. Plantas são grandes aliadas do Feng Shui, purificam o ar e renovam as energias”. A crença chinesa diz que devemos aproximar seres humanos da natureza, logo, nada melhor do que ter árvores, flores e plantas dentro de casa.


Postar um comentário

0 Comentários