Conheça os lagos de água rosa e porque isso acontece

 Você já ouviu falar sobre os lagos de água cor de rosa? Talvez você tenha esbarrado com uma foto dele por aí e tenha achado que seria algum tipo de photoshop ou mesmo um lago artificial.

Porém, essas águas bizarras não só existem como possuem origem natural. O resultado é uma paisagem cinematográfica. Com certeza você ficará cheio de vontade de conhecê-los depois deste artigo, dificil vai ser escolher em qual ir primeiro.

Onde estão os lagos de água cor de rosa? Por que suas águas possuem uma coloração tão inusitada? Tudo isso e muito mais você encontrará aqui.

Conheça os lagos de água cor de rosa

Se você nunca tinha ouvido falar sobre esses lagos, ficará surpreso ao conhecê-los. Espalhados nos mais diversos continentes, eles possuem uma beleza única e uma característica bizarra, sua águas são completamente cor de rosa.

Lago Hillier, Austrália



O lago Hillier possui cerca de 600 metros de comprimento e está localizado em meio a mata fechada em uma das ilhas do arquipélago de Recherche.

Um dos pontos turísticos mais visitados da Austrália, suas águas rosas despertam o interesse do público que acaba sempre levando uma garrafinha para casa.

Lago Retba, Senegal



Ao norte da península de Cap Vert no Senegal está o Lago Retba. Sua coloração rosa recebe um grande destaque devido a sua grande proximidade com o azulado do oceano Atlântico.

A sua beleza é tamanha, que atualmente o lago é considerado patrimônio mundial pela UNESCO.

Salina de Torrevieja, Espanha



A Espanha também é dona de um desses raros lagos rosas. A Salina de Torrevieja faz parte do  Parque Natural de las Lagunas de La Mata y Torrevieja.

Há quem diga que as suas águas possuem efeitos terapêuticos, o que atribuiu ao lago a fama de spa secreto grátis.

Hutt Lagoon , Austrália



No que diz respeito a presença desses lagos incríveis a Austrália é bastante privilegiada. O Hutt Lagoon está localizado na região centro-oeste da Austrália Ocidental.

Talvez um dos maiores lagos rosas do mundo, possui cerca de 14 quilômetros de comprimento e 2,3 quilômetros de largura.

Dusty Rose Lake, Canadá



Ao norte do Tweedsmuir Park em British Columbia , Canadá, encontramos o Dusty Rose Lake, um lago completamente único.

Diferente de todos os demais citados aqui, o Dusty Rose Lake possui água doce. Além disso, ele é desprovido de qualquer tipo de vida.  

Pink Lake, Austrália



O Pink Lake está localizado na região de Goldfields-Esperance da Austrália Ocidental. Para tristeza de muitos, há cerca de uma década suas águas perderam a coloração roseada característica. Tal fenômeno se deu devido a diminuição na salinidade da água.

Se espera que, em breve, a cor do lago seja restituída.

Masazirgol, Azerbaijão



No Azerbaijão, em uma região próxima a Baku, encontramos mais dos incríveis lagos rosas. O lago que possui cerca de 10 quilômetros quadrados é utilizado para produção de sal.

Graças a sua beleza o Masazirgol atrai milhares de turistas para esta região anualmente.

Las Coloradas, México


Próximo a Cancún, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, estão as Las Coloradas, as lagoas rosas mexicanas.

Quem as conhece testemunha de uma beleza natural inacreditável.

Como explicar as águas rosas?



Você já deve estar curioso para descobrir o que de tão especial faz com que essas águas recebam essa coloração inusitada.

As explicações ainda não são definitivas, mas algumas especulações podem ser verdadeiras.

Com exceção do Dusty Rose Lake, o lago rosa canadense, as explicações descritas aqui se aplicam a todos os lagos citados.

No caso do Dusty Rose Lake, em que suas águas não são salgadas, acredita-se que a coloração tenha origem basicamente no reflexo da paisagem ao seu redor.

Nos demais lagos a cor rosa é causada pela presença das Dunaliellas Salinas, uma espécie de algo que vive predominantemente em águas com grande concentração de sal.

Enquanto absorvem a luz solar, essa algas refletem na água a cor de seu pigmento fortemente avermelhado.

Uma outra explicação plausível leva em consideração a presença das Halobacterias. Esses microorganismos se hospedam em águas salgadas e, à medida que se desenvolvem como uma espécie de flor, liberam seus pigmentos na água.

Na verdade, os lagos de água rosa ainda são um tanto quanto misteriosos para os cientistas.

De maneira geral eles possuem algumas características em comum. Suas águas são hiper concentradas em cloreto de sódio, eles apresentam Dunaliellas Salinas, além microorganismos do tipo Halobacterias.

Portanto, com certeza alguns desses fatores exerce influência sobre a coloração, mesmo que as explicações de como não estejam totalmente determinadas.

Para terminar, um notícia triste, não é permitido banhar-se nas águas exuberantes desses lagos. A altíssima concentração de sal pode trazer danos à saúde da pele.

Postar um comentário

0 Comentários