O mercado musical tem uma quantidade grande de tipos de guitarra. Essa variedade de modelos faz até mesmo músicos experientes terem dúvidas na hora de escolher o instrumento.
Se é difícil para quem já toca há muito tempo, imagine para aqueles que estão dando os primeiros passos, não é mesmo? Para te ajudar a escolher entre os tipos de guitarra que mais se adequam a você, este artigo vai apresentar os principais modelos. (Aqui no blog, você também encontra dicas de como escolher uma guitarra para inciante).
No texto, você vai poder conhecer um pouco da história desses instrumentos, ficar por dentro de algumas características e ainda entender para qual estilo de som cada um dos tipos de guitarra é mais indicado.
Os seis tipos de guitarra selecionados são:
Telecaster
Entre todos os tipos de guitarra, a Telecaster tem um lugar especial. Apesar de não ser o mais famoso, esse é o modelo que pode ser considerado a origem das guitarras de corpo sólido. Desenvolvido originalmente pela Fender, no início dos anos 1950, o instrumento foi inicialmente chamado de Broadcaster.
Caracteristicamente, a Telecaster tem o corpo feito em madeira Alder. Também é comum que esse instrumento tenha braço e escala construído com uma única peça de madeira Maple. Outra característica é que o braço da guitarra é parafusado no corpo.
Em relação aos captadores, a Telecaster apresenta basicamente dois single coils. Para completar, a guitarra conta com uma chave de três posições (braço, braço + ponte, ponto) e dois knobs, sendo um de tonalidade e outro de volume.
O timbre gerado por essa combinação de características é bastante singular e conquistou inicialmente os corações de artistas da música country americana. No entanto, outros estilos também têm uma relação íntima com a Telecaster, a exemplo do blues, rock e do jazz.
- Captadores: Single coil
- Madeira(s) Característica(s): Alder e Maple
- Estilos mais característicos: Country, blues, rock e jazz
Les Paul
Esse é um dos tipos de guitarra mais conhecidos de todos os tempos. Também fabricada em série a partir do início dos anos 1950, o modelo Les Paul é o carro chefe da Gibson.
Uma das características mais marcantes desse instrumento é o corpo feito em madeira Mogno. Uma curiosidade é que hoje em dia a produção desse modelo de guitarra nos Estados Unidos está sendo feita Maple. Isso por causa das leis ambientais no país.
O braço da Les Paul é colado no corpo, o que difere bastante dos tipos de guitarra da Fender. Essa característica influencia diretamente no timbre e no som que o guitarrista consegue tirar do instrumento.
A guitarra vem normalmente com dois captadores humbuckers, o que deixa o som “gordo”, ideal para quem gosta de tocar rock’n’roll carregado de distorção. Algumas Les Pauls vem com três captadores humbuckers ao invés de dois.
- Captadores: Humbucker
- Madeira(s) Característica(s): Mogno e Maple
- Estilos mais característicos: Rock
Stratocaster
Quando falamos em tipos de guitarra, esse é provavelmente o mais famoso. Talvez essa frase seja um pouco exagerada, afinal, não dá para saber com certeza qual o instrumento mais popular do planeta, mas com certeza a Stratocaster é uma das primeiras opções de muitos guitarristas.
Esse modelo foi criado pela Fender, em 1954, como uma derivação da Telecaster. Popularizado posteriormente por guitarristas lendários, como Jimi Hendrix, a versatilidade desse instrumento é o que faz dele um best seller.
Quando se trata de captadores, a Strato, como é normalmente chamada pelos guitarristas brasileiros, tem três single coils. A guitarra vem com uma chave seletora que permite ao músico escolher entre cinco posições, o que agrega ainda mais possibilidades de timbres ao instrumento.
Em relação ao tipo de madeira com que é produzida, pode-se dizer que existem muitas variações. Originalmente, as Stratos americanas são feitas em Ash e Alder, mas no Brasil é comum encontrar modelos produzidos com Marupá, Cedro, Freijó, Basswood, Swamp Ash e até Mogno.
A versatilidade desse instrumento, faz com que ele seja usado por músicos que tocam diferentes gêneros e estilos. Notadamente, guitarristas de rock, blues e funk se dão muito bem com a Stratocaster. Alguns guitarristas famosos que usam esse tipo de guitarra são Eric Clapton, Yngwie Malmsteen e John Frusciante. (Se você é fã do ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, aprenda sete linhas de acompanhamento feitas por ele)
- Captadores: Single Coil
- Madeira(s) Característica(s): Ash e Alder
- Estilos mais característicos: Rock, blues, funk
0 Comentários