Deusas gregas - Quem eram as principais divindades femininas do Olimpo

 As deusas gregas foram muito adoradas na Grécia Antiga. Cada uma delas possuíam uma representação diante da vida dos humanos.


Quando se fala sobre divindades, algumas vezes as deusas gregas são deixadas de lado. Isso porque o nome de Zeus é muito mais forte que o de Deméter, por exemplo. Entretanto, nenhuma dessas deusas deixaram a desejar. Cada uma delas tinham um papel específico diante da vida dos humanos.

Além disso, elas também conseguiam controlar determinados aspectos dessas vidas, por exemplo, o amor, a força, a sabedoria, entre outros. Por esse motivo, elas eram consideradas como divindades dotadas de uma grande força. Aliás, elas também eram adoradas como todos os outros deuses.

Segundo a antiga mitologia, as deusas gregas também viviam nos reinos do céu, que ficava acima do Monte Olimpo. Entretanto, em algumas exceções, elas também viviam na Terra, entre os humanos. Além disso, certas deusas até se envolveram e se apaixonaram por humanos. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

Deusas gregas

Atena

Fonte: Unebrasil

Atena é, provavelmente, a deusa grega mais conhecida entre todas. Ela representa a sabedoria, o raciocínio e a inteligência. Tudo isso herdado do seu pai Zeus porque, diferentemente da forma normal, ela nasceu da cabeça do deus. Além disso, ela já nasceu como uma mulher crescida e vestida em sua armadura.

Apesar de também ser conhecida por alguns como deusa da guerra e ser uma grande guerreira diante das batalhas, Atena não apoiava as lutas. Ela acreditava que era possível instaurar a paz em qualquer lugar. Aliás, a deusa só entrava em batalhas por legítima defesa. Ou seja, sua luta era sempre pela justiça.

As história contam que Atena era a filha favorita de Zeus e por isso era a única que podia manusear o famoso raio em suas batalhas. Enquanto isso, entre os humanos, ela se tornou tão adorada que a cidade de Atenas foi nomeada assim em sua homenagem.

Afrodite

Fonte: Aminoapps

Afrodite também é muito conhecida, principalmente foi ser a deusa grega do amor. Entretanto, ela também é famosa por sua beleza. Chegando a ser considerada a mais bela entre todas as deusas. Aliás, o título de deusa da beleza  e do desejo também cabem a ela. Os romanos a conhecem com Vênus.

Filha de Zeus, Afrodite possuía tanta carisma e poder que nem mesmo os deuses conseguiam resistir a ela. Seu poder atingia até os animais e obviamente, os humanos não fugiam à regra. Algumas histórias contam que a deusa também possuía um papel no ciclo de vida de todos os seres vivos da terra.

Na tentativa de evitar uma desordem entre os deuses devido a sua beleza, ela se casou com Hefesto, artesão divino dos deuses. Entretanto, mesmo casada, Afrodite se envolveu romanticamente com Ares, deus da guerra. Por fim, a deusa é mãe de Eros, o cupido. Algumas histórias contam que ela o teve sozinho, contudo, outras afirmam que o filho foi gerado em seu romance proibido com Ares.

Nemesis

Deusas gregas, quem foram? Conheça um pouco de cada uma
Fonte: Pinterest

Nemesis era a deusa da retribuição. Ou seja, seu trabalho era julgar e punir aqueles que tiveram ações ruins, cometeram crimes e executaram quaisquer tipo de vingança pessoal. Por esse motivo, ela também era vista como deusa da vingança. Representando todas as consequências que criminosos passaram por fazerem o mal.

Entretanto, o contrário também existia. Pessoas boas recebiam felicidade em troca. Portanto, Nemesis era quem mantinha o equilíbrio entre os humanos. Ela garantia um mundo sem extravagâncias, fossem positivas ou negativas. Por todo seu trabalho, a divindade se tornou muito adorada pelos homens. Os humanos a enxergavam como uma personificação das consequências que esperam aqueles que viveram uma vida de pecado.

Hera – Rainha de todas as divindades gregas

Fonte: Pinterest

Hera era esposa de Zeus e, portanto, rainha de todos os deuses que habitavam o Olimpo. Além disso, ela era a deusa do nascimento e do casamento. E por isso, tinha um poder divino onde protegia as mulheres casadas e buscava proteger o laço sagrado que era formado pelo casamento.

Por outro lado, ela também castigava aquelas que traíam seus maridos. Ou que eram amantes .Muito desse poder se deu por conta de Zeus que possuía diversos casos. Hera odiava tanto as amantes do deus que buscava todas as formas possíveis para puni-las.

Entretanto, sua raiva chegou a tal ponto que a divindade passou a se vingar até mesmo dos filhos que Zeus consumiu fora do casamento. Aliás, Hera viveu uma vida angustiada e com ciúmes, vivendo para se vingar de todos os casos que seu marido teve.

Deméter

Fonte: Pinterest

Deméter é a deusa da colheita e do grão. Filha dos titãs Rhea e Kronos, a divindade foi uma das primeiras deusas dentro do Olimpo. Entretanto, diferentemente de vários outros deuses e deusas, ela escolheu viver entre os humanos. Mudando de tempos em tempos entre os templos que foram construídos em sua homenagem.

A Deméter tinha um relacionamento muito próximo com os seus devotos, sendo conhecida até mesmo como deusa do povo. Além disso, ela era muito adorada pelos agricultores, porque, por controlar as estações, ela sempre os abençoava com boas colheitas.

Entretanto, sua filha Perséfone foi sequestrada por Hades e levada para o submundo. O acontecimento fez com que Deméter entrasse em uma profunda depressão. Em suma, sua tristeza fez com que as plantações acabassem murchando e morrendo.

Duas estações acabaram sendo fortemente marcadas por esse evento. Quando Perséfone voltava a Terra, a primavera chegava. Por outro lado, quando ela partia novamente ao submundo, um forte inverno chegava para os humanos.

Perséfone

Fonte: Pinterest

Perséfone, filha de Deméter e Zeus, é conhecida como a deusa dos mortos. Entretanto, assim como a mãe, ela também é conhecida como deusa da agricultura, das flores, frutos, estações e da fertilidade. A divindade viveu no Olimpo até ser raptada por Hades.

Enganada pelo deus, Perséfone comeu uma romã, fruta que selou o casamento entre os dois. Por esse motivo, ela se tornou prisioneira no submundo durante 1/3 do ano. Por esse motivo, nesse período, um grande inverno caía sobre os humanos na Terra. Entretanto, quando Perséfone voltava para sua mãe, chegava então a primavera.

Artemis

Fonte: Portal dos mitos

Artemis era filha de Zeus com Leto e também era irmã gêmea de Apolo. A divindade é conhecida como a deusa do natural. Ela também era era uma incrível caçadora, sendo lembrada por muitos como a deusa da caça. Desde jovem, a divindade gostava de arrancar as cordas de seu arco. Por fim acabou se tornando uma arqueira talentosa.

Além disso, ela é vista como uma guardiã que auxilia os outros no trabalho seguro e também ajuda mulheres grávidas em seus partos. Isso porque, segundo uma lenda, ela ajudou a própria mãe a dar a luz ao seu irmão. Por outro lado, Artemis decidiu manter-se virgem e solteira.

Isso porque ela acompanhou todo o sofrimento de sua mãe por ter tido dois filhos de um relacionamento extraconjugal com Zeus. E assim ela fez. Artemis então praticou uma castidade eterna, ganhando também o título de deusa da virgindade.



Conheça algumas outras deusas gregas

Héstia – A primeira entre as deusas gregas

Fonte: Aminoapps

Héstia não é tão conhecida quanto algumas que já apareceram por aqui. Entretanto, a divindade é adorada como a deusa da lareira. Os gregos a viam como uma representação de uma vida doméstica tranquila e satisfatória, assim como o calor que a lareira fornece quando está acesa.

Irmã mais velha dos grandes deuses Zeus, Poseidon e Hades, Héstia prometeu ao primeiro que se manteria para sempre virgem. E assim o fez. Mesmo sendo o interesse amoroso de Apolo e Poseidon que a perseguiam constantemente, a deusa nunca se casou. Nem mesmo com um mortal.

O mais triste é que histórias contam que a deusa nunca foi muito popular. Aliás, dizem que ela foi retirada do panteão dos deuses do Olimpo, sendo substituída por Dionísio.

Ananke

Deusas gregas - Ananke é pouco conhecida
Fonte: Pinterest

Também pouco conhecida, Ananke representa para os gregos a inevitabilidade, o destino, a força e a necessidade. A deusa possuía uma personalidade tão forte e poderosa que ela conseguiu conquistar tanto o respeito dos mortais, quanto a dos deuses. Aliás, em algumas de suas representações, a deusa parece junta de Kronos, misturados um ao outro.

Achlys

Fonte: Top melhores

Achlys também é pouco falada. A deusa simboliza a tristeza, a eterna névoa e até mesmo a morte. Sua imagem é sempre sombria, pálida e triste. Além disso, ela pode ser vista como a mulher pálida no escudo de Héracles. Essa divindade é vista por alguns como assustadora. Isso se deve às suas representações, onde ela aparece com longas unhas e bochechas cheias de sangue.

Hebe

Fonte: Pinterest

Assim como Afrodite, Hebe era a deusa da beleza. Entretanto, ela representava o charme e a juventude. Aliás, no grego o seu nome significa exatamente isso: juventude. Algumas lendas contam que ela conseguia trazer de volta a juvenilidade dos humanos que já haviam sido esquecidos.

Hebe era filha de Zeus e Hera. Um de seus trabalhos era fornecer o néctar para os deuses, bebida que os auxiliavam a permanecer imortais. Entretanto, mesmo sendo adorada pelos mortais, Hebe trabalhava mais como serva  de sua mãe. A divindade se casou com Hércules e teve dois filhos: Alexiares e Anicetus.

Rhea – a progenitora de todas as deusas gregas

Divindade considera a mãe dos deuses e deusas gregas
Fonte: Pinterest

Para encerrar a lista de divindades gregas, temos Rhea, a Titã esposa de Kronos. Foi ela a responsável por dar origem aos primeiros deuses gregos – Zeus, Poseidon, Hades, Hera e Héstia. Portanto, ela também é comumente conhecida como mãe dos deuses.

Certa vez, Kronos, com medo de que seus filhos tirassem o seu trono, engolia todas as crianças recém-nascidas. Entretanto, Rhea enganou o marido para conseguir salvar a vida de Zeus. Ela deu uma pedra para que ele comesse. Posteriormente, Zeus voltou para se vingar do pai. Fazendo com que ele tomasse uma poção e vomitasse todos os outros deuses.

Enfim, gostou da matéria? 

Postar um comentário

0 Comentários