O Tabuleiro Ouija, para quem acredita, é uma tábua usada para que os vivos se comuniquem com os mortos. O tabuleiro contém todas as letras do alfabeto, algarismos de 0 a 9, as palavras “sim”, “não” e “adeus”. Lembra-se do "jogo do copo" bem popular nos anos 90 e 2000? Pois esse jogo foi inspirado justamente no Tabuleiro Ouija.
Como surgiu o tabuleiro?
Na segunda metade do século XIX, um movimento chamado Espiritualismo ganhou força nos Estados Unidos depois que duas irmãs alegaram falar com espíritos que habitavam a casa de sua família. O Espiritualismo defendia a ideia de que pessoas vivas poderiam se comunicar com espíritos de pessoas falecidas, que poderiam ter algum assunto por resolver no plano terreno.
Com a Guerra Civil Americana, muitas famílias ficaram sem notícias dos seus entes queridos que foram enviados para os campos de batalha, sem saber se estavam vivos ou mortos. Por causa dessa constante preocupação, os atendimentos mediúnicos se popularizaram.
Inicialmente, a comunicação com os espíritos era feita verbalmente. Alguém dizia as letras do alfabeto em voz alta até que houvesse alguma manifestação espiritual que indicasse a letra escolhida, e assim sucessivamente até formar palavras e frases. Como esse método não era nada prático, logo surgiram versões do que mais tarde seria conhecido como o Tabuleiro Ouija.
O modelo como conhecemos hoje foi criado e patenteado pela empresa Kennard Novelty Company em 1891. O criador do tabuleiro, Elijah J. Bond, não era nada ligado ao Espiritualismo e sim um empresário com boa percepção de mercado e de marketing. Até o nome Ouija era envolto em mistério, já que a empresa alegava que o nome do tabuleiro tinha sido informado por um espírito durante uma sessão em que se havia utilizado a tábua. O produto foi um sucesso e a empresa fez fortuna com as vendas dos tabuleiros.
Em 1966, a empresa de jogos infantis Parker Brothers comprou os direitos de comercialização do Ouija e passou a vendê-lo como um brinquedo para entretenimento e não mais como um oráculo com poderes sobrenaturais.
Afinal, o tabuleiro funciona de verdade?
O Tabuleiro Ouija aparece em diversos filmes e livros sobre assuntos sobrenaturais. Apesar da cultura popular incentivar a ideia de que o tabuleiro é um item que possui poderes e facilita a comunicação com os mortos, a ciência não acredita em nada disso.
O pesquisador da University of British Columbia, Dr. Docky Duncan, desenvolveu um estudo a fim de explicar o fenômeno que ocorre durante o jogo Ouija. Segundo o Dr. Duncan, o que pensamos ser uma comunicação com os mortos é, na verdade, uma ação neurológica chamada efeito ideomotor. Esse efeito acontece quando o corpo se movimenta involuntariamente e de forma inconsciente por causa de uma sugestão mental.
Na pesquisa feita pelo Dr. Duncan foram realizados dois testes. Primeiro, os pacientes tinham que responder verbalmente às questões que eram feitas pelos pesquisadores. Nessa primeira fase, cerca de 50% dos pacientes responderam corretamente às questões sobre as quais afirmaram não saber a resposta.
Na segunda fase do estudo, as perguntas deveriam ser respondidas por meio do Tabuleiro Ouija. As respostas no tabuleiro estavam certas em 65% dos casos em que os pacientes disseram não saber a resposta para a pergunta.
A explicação para esse aumento de 15% nos acertos é que aquelas pessoas poderiam já ter ouvido a resposta para aquelas perguntas em algum momento da vida e tinham essa informação armazenada no seu inconsciente. Quando foram forçadas a dar uma resposta, o cérebro acessou essa informação e deu o comando motor para a mão se mover e formular a resposta que, conscientemente, a pessoa não sabia.
Em vez de espíritos e almas do além, o que os cientistas encontraram foi uma explicação psicanalítica para os "estranhos fenômenos" relacionados ao Tabuleiro Ouija.
Gostou ? comenta ai em baixo
0 Comentários