Ah, o whisky! Bebida democrática de cowboys e gângsters, empresários e artistas. O toque amadeirado proporcionado pelos barris de carvalho é sabor reconhecido pelas bocas que apreciam um bom whisky e, se você é um admirador dessa bebida, sabe reconhecer quando um produto é de qualidade.
Para ser considerada whisky, a bebida precisa envelhecer, no mínimo, três anos. Para você entender melhor o que é um whisky 8 anos ou standard whisky,
Como existem vários nomes no mercado que garantem ter o tratamento necessário para um whisky de 8 anos, selecionamos alguns produtos que realmente cumprem o que prometem e representam qualidade em um custo acessível.
Alias, aqui vai uma dica sobre os produtos vendidos como 8 anos: muitos, como o próprio “Red Label”, não carregam em sua embalagem a informação de envelhecimento necessária para garantir esse histórico.
White Horse
Este whisky escocês é composto por mais de 35 maltes e os principais são: Lagavulin, Glen Elgin e Craigellachie. Um dos primeiros scotch whiskies a ser apresentado para o mercado brasileiro, possui em sua embalagem a garantia de um envelhecimento de 8 anos.
Sutil no paladar, Vinícius de Morais considerava esse whisky como “O Cachorro Engarrafado”.
The Famous Grouse
Elaborado a partir de uma combinação de maltes e Grain Whiskies, ele é composto dos maltes mais conhecidos do mundo como o Macallan e Highland Park e envelhecido em tonéis de carvalho por 8 anos, no mínimo.
Um dos mais consumidos na Escócia, o Famous Grouse possui um excelente custo-benefício. Com um toque de frutas secas, baunilha e caramelo.
Ballantine’s Finest
A marca surgiu quando o filho do fazendeiro George Ballantine abriu uma loja de mantimentos na cidade de Edinburgo, na Escócia. Ela se popularizou com sua entrada no mercado norte-americano depois do fim da lei seca, em 1933, mas foi em 1919 que surgiu o Ballantine’s Finest.
Elaborado com a união de mais de 50 diferentes maltes — cujos mais marcantes são Miltonduff e Glenburgie — suas notas predominantes são de chocolate, maçã e baunilha.
Jack Daniel’s Single Barrel
Jack Daniel’s é uma das marcas mais populares e também mais históricas de whisky. Com apenas 13 anos de idade, Jack — ou Jasper Newton Daniel — comprou uma destilaria em Tennessee e, com a ajuda do primo, distribuía whisky em carroças até o estado do Alabama, onde a bebida era vendida para os homens que lutavam na guerra em 1860.
O Jack Daniel’s Single Barrel é obtido através de um único barril e envelhecido por 8 anos. O líquido, então, é engarrafado e cada uma das garrafas, rotulada com o número do barril correspondente.
Lançado oficialmente em 1997, a receita dele é segredo e o sabor, inesquecível.
Jameson
O whisky irlandês número 1 do mundo é produzido desde 1780. Seu método de fabricação inclui algumas características diferentes da produção do scotch mais reconhecida: ele mistura dois tipos de cevada.
Para obter o sabor mais adocicado, o Jameson Original é envelhecido em barris que já abrigaram bebidas mais doces, como o vinho do porto.
O resultado é um produto com notas de baunilha, carvalho e mel.
Grant`s 8 anos
Um dos whiskies escoceses mais conceituados do mundo todo foi criado por William Grant em 1898 e, depois de cinco gerações, hoje está a cargo de Brian Kinsman.
O sabor e qualidade final são alcançados por meio da mistura de vários maltes, inclusive Glenfiddich e Balvenie.
J&B
Com certeza você já viu a embalagem deste whisky por aí e, se nunca experimentou, já passou da hora de degustar uma dose! Inovadora em seu segmento, a J&B é a quarta maior marca de whisky do mundo e, diferente de outros produtos, há pouca adição de caramelo na sua composição.
Em 1760, a empresa Johnson & Justerini foi nomeada fornecedora oficial da Casa Real Britânica — cargo que perdura até hoje.
0 Comentários