Whisky: as diferenças entre scotch, bourbon, rye, irish whiskey e uísque japonês

 

Image for post

As destilarias começaram a surgir oficialmente na Escócia por volta do século 17, mas os livros contam que os destilados de cereal já eram degustados pelo rei James IV no início do século 14. O país ficou famoso por elaborar uísques à base de malte e grãos como trigo, centeio e milho. Para entrar na categoria de Scotch Whisky, a bebida, seja ela single malt ou blended, precisa ser destilada e maturada somente na Escócia, e o processo de amadurecimento tem de levar pelo menos três anos.



Outro fator que caracteriza o corpo dos uísques escoceses é a destilação dupla e a maturação em barricas anteriormente utilizadas por vinhos Jerez e de carvalho americano. Já o sabor e o aroma dependem muito da região (ao todo são seis) onde foi produzido. Em Lowlands, os uísques são pouco encorpados e com toque floral. Já os destilados fabricados nas terras altas variam entre defumados, salgados e marinhos. Os que vêm da região de Speyside, no extremo norte, uma subdivisão das Highlands que abriga mais de 50% das destilarias escocesas e de onde saem single malts clássicos como Glenfiddich e The Macallan, são os mais adocicados e frutados. Outro território de destaque é a ilha Islay, famosa por uísques defumados, como o Laphroaig, que carrega aroma e sabor marcante de turfa, notas de iodo e um característico sabor medicinal.

Irish WHISKEY

Image for post

Irish WHISKEY

Para iniciantes que procuram algo menos intenso, a boa pedida são os uísques irlandeses. Por serem elaborados a partir de uma mistura de cevada não defumada e não tostada, o uísque produzido na Irlanda tem caráter frutado e levemente apimentado. Além disso, o Irish Whiskey é triplamente destilado, o que o torna mais suave. Grande parte dos uísques irlandeses é maturada em barris de carvalho americano ou vinho Jerez, ainda que algumas marcas como a Jameson também utilizem barris de carvalho americano virgem para adicionar maior doçura e complexidade.

Os uísques irlandeses são elaborados a partir de uma mistura de cevada não defumada e não tostada. Produzido na Irlanda, tem caráter frutado e levemente apimentado. Além disso, o Irish Whiskey é triplamente destilado, o que o torna mais suave. Grande parte dos uísques irlandeses é maturada em barris de carvalho americano ou vinho Jerez, ainda que algumas marcas como a Jameson também utilizem barris de carvalho americano virgem para adicionar maior doçura e complexidade.

Exemplos:
– Jameson(40%) / Tullamore Dew (40%) / Bushmills (40%)

Resumo:
– Tipo Malt ou Blended
– Cevada não defumada e não tostada
– Destilado somente na Irlanda
– Destilação tripla
– Maturação em barricas anteriormente utilizadas por vinhos Jerez e de carvalho americanO
_ Sabor frutado e levemente apimentado.

Bourbon e TENNESSEE

Image for post

Bourbon e TENNESSEE

Antes da metade do século 19, os colonizadores europeus já consumiam destilados à base de melaço, trigo e centeio. Sem a cevada e sem a turfa usadas na Escócia, abriram caminho para novas experiências e acabaram esbarrando no milho, até hoje matéria-prima principal na produção do uísque americano. O destilado made in USA tem atualmente duas principais variantes: Bourbon e Tennessee. O primeiro precisa ter no mínimo 51% de milho na composição, ser maturado em barris de carvalho americano virgem e pode ter mix de destilados maturados durante diferentes períodos. Seguindo essas regras e técnicas, fica com notas de baunilha, caramelo, coco e especiarias. Bons exemplos são o Maker’s Mark, o Woodford Reserve e o Wild Turkey. Já o Tennessee é praticamente dominado por um único produtor, o Jack Daniel’s. O método de produção é idêntico ao Bourbon, mas, antes de ser colocado para maturação, ele passa por um processo de filtragem em uma espécie de melaço, que adiciona um sabor ainda mais adocicado.

Antes da metade do século 19, os colonizadores europeus já consumiam destilados à base de melaço, trigo e centeio. Sem a cevada e sem a turfa usadas na Escócia, abriram caminho para novas experiências e acabaram esbarrando no milho, até hoje matéria-prima principal na produção do uísque americano. O destilado made in USA tem atualmente duas principais variantes: Bourbon e Tennessee. O primeiro primeiro (criado em 1789 no condado de Bourbon, Kentucky) precisa ter no mínimo 51% de milho na composição, ser maturado em barris de carvalho americano virgem e pode ter mix de destilados maturados durante diferentes períodos. Seguindo essas regras e técnicas, fica com notas de baunilha, caramelo, coco e especiarias.

Já o Tennessee tem o método de produção idêntico ao Bourbon, mas, antes de ser colocado para maturação, ele passa por um processo de filtragem em uma espécie de melaço, que adiciona um sabor ainda mais adocicado.

-Exemplos Bourbon: Maker’s Mark(45%), o Woodford Reserve(43,2%) e o Wild Turkey (40,5%), Jim Beam (40%)

-Único exemplo Tennessee: Jack Daniel’s (40%)

Resumo:
– Tipo Corn / Bourbon
– Bourbon: precisa ter no mínimo 51% de milho na composição
– Tennessee: antes de ser colocado para maturação, ele passa por um processo de filtragem em uma espécie de melaço, que adiciona um sabor ainda mais adocicado.
– Destilado somente nos EUA
– Maturação barris de carvalho americano virgem e pode ter mix de destilados maturados durante diferentes períodos
– Amadurecido min. 2 anos
– Sabor notas de baunilha, caramelo, coco e especiarias

Uísque JAPONÊS

Image for post

Uísque JAPONÊS

O mais jovem dos uísques, o japonês em menos de um século de história conseguiu passar a perna em fabricantes tradicionais, recebendo no ano passado o título de melhor do mundo. Desde 1923, a destilaria Yamazaki (imortalizada no filme Encontros e Desencontros) produz uísques de inspiração escocesa, mas com alguns detalhes distintos que fazem toda a diferença, como o processo de fermentação mais prolongado e a maturação, que além de barricas de Bourbon e vinho Jerez, também passa por barris de carvalho japonês. Além do premiado Yamazaki Single Malt Sherry Cask, vale provar o blend Hibiki 17 anos, com notas de mel, baunilha, caramelo e passas.

4 — UÍSQUE JAPONÊS
O mais jovem dos uísques, desde 1923, a destilaria Yamazaki (imortalizada no filme Encontros e Desencontros) produz uísques de inspiração escocesa, mas com alguns detalhes distintos que fazem toda a diferença, como o processo de fermentação mais prolongado e a maturação, que além de barricas de Bourbon e vinho Jerez, também passa por barris de carvalho japonês.

– Exemplos: Yamazaki Single Malt Sherry Cask, Blend Hibiki 17 anos(com notas de mel, baunilha, caramelo e passas).

Resumo:
– Inspiração escocesa
– Processo fermentação mais prolongado
– Maturação em barricas de Bourbon e vinho Jerez, mas também passa por barris de carvalho japonês.

Rye WHISKEY

Image for post

Rye WHISKEY

Quase extinto nos anos 90, o Rye Whiskey é o novo queridinho de mixologistas. Quando fabricado nos Estados Unidos, o destilado tem a mesma regra do Bourbon, mas sua receita leva 51% de centeio, em vez de milho, caso do Hudson Manhattan, do Whistle Pig e do Knob Creek. Quando produzido no vizinho Canadá, não há restrições no mix de grãos a serem utilizados. O que importa é que o resultado tenha sempre sabor apimentado e frutado, ideal para coquetéis.

Quando fabricado nos Estados Unidos, o destilado tem a mesma regra do Bourbon, mas sua receita leva 51% de centeio, em vez de milho. Já quando produzido no vizinho Canadá, não há restrições no mix de grãos a serem utilizados. O que importa é que o resultado tenha sempre sabor apimentado e frutado, ideal para coquetéis.

-Exemplos fabricado no EUA: Hudson Manhattan, do Whistle Pig e do Knob Creek
-Exemplos fabricados no Canadá: Crown Royal(40%), Canadian Club

Resumo:
– USA: Tipo Rye
– Precisa ter no mínimo 51% de centeio na composição

– Canadá: Tipo Blend
– Não há restrições no mix de grãos a serem utilizados
– Sabor sabor apimentado e frutado

Postar um comentário

0 Comentários